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Uffa Fox – 1898-1972 (Inglaterra)

Nascido na Ilha de Wight, Uffa Fox foi criado cercado pelo mar, com os muitos barcos de East Cowes. Uffa foi considerado o pai do planejamento de dingy's, foi fundamental para a introdução do trapézio, inventou o bote salva-vidas de 27 'airdrop usado por B-17 Flying Fortresses e Air-Sea Rescue Lancasters, durante a 2ª Guerra Mundial, e autor de numerosos livros de navegação. Uffa foi casado três vezes. Sua primeira esposa foi Alma, que desempenhou um papel importante no início de sua carreira, incluindo a preparação de muitos de seus cinco livros anteriores à guerra. Em 1941 ele se casou com Cherry e, em 1956, com a francesa Yvonne Bernard. Esta foi uma partida interessante, pois Uffa não falava francês e Yvonne não falava inglês! Uffa era um personagem e tanto, como nenhum outro!

Primeiros anos

Uffa deixou a educação formal aos quatorze anos, frequentando aulas noturnas de arquitetura naval e matemática para seguir sua paixão com um aprendizado na Samuel Edgar Saunders Boatbuilding, uma empresa que usava a técnica de construção monocoque multifolheado para seus cascos de navios. Este método foi patenteado em 1898, e ficou conhecido como “Consuta Plywood”, tornando a S.E. Saunders em uma empresa de renome mundial.

Em 1919, Uffa abriu e montou seu próprio negócio de construção de barcos em uma velha 'ponte flutuante' (que ligava Cowes a East Cowes). Em 1928, ele projetou e pilotou seu International Fourteen Footer “Avenger” 57 vezes, ganhando 52 primeiros lugares, dois segundos e três terceiros, incluindo a vitória na cobiçada Copa Príncipe de Gales. Um grande livro de pedidos logo foi construído e por muitos anos seus projetos foram os mais procurados. Ele era um “personagem” local notável que incluía a realeza entre seus amigos. Uffa e o duque de Edimburgo correram juntos no Dragon Bluebottle. O timoneiro real, com Uffa como tripulação, também foi destaque na Cowes Week no Flying Fifteen, Coweslip. Este barco de quilha de 20 pés foi um dos projetos pós-guerra de maior sucesso de Uffa.

Anos depois

Do design do Flying Fifteen veio a próxima onda de inspiração de Uffa, produzindo uma variedade de barcos de quilha desde o Flying Ten até o Flying Twenty Five. Em seguida, usando cascos semelhantes, ele produziu uma variedade de iates de cruzeiro/regata, desde o Flying Twenty Five até o Flying Fifty. (Os designs Flying Thirty e Thirty Five foram realmente planejados nas condições certas!)

Na década de 1960, Uffa tornou-se associado ao iatista americano e construtor de barcos George O'Day. Essa ligação resultou nas classes Daysailer e Javelin, que as pessoas no Reino Unido provavelmente não percebem que são as classes mais numerosas de Uffa.

O último barco que Uffa projetou foi para seu prazer pessoal, o lançamento de 25 pés “Ankle Deep”. Ela foi construída no porão de sua última residência a Casa do Comodoro, que vivia suspensa em turcos de seu cais. O barco era usado para pesca e piqueniques. Sua última excursão no Solent foi para assistir ao início da Tall Ships Race de 1972 saudando seus amigos na grande massa de barcos espectadores.

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